8 Motivos para fazer o Caminho de Santiago

29 de Janeiro de 2018 Antonio JR
Motivos para fazer o Caminho de Santiago

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

8 Motivos para fazer o Caminho de Santiago

Para alguns, loucura e para outros, atitude. Pra alguns, um sonho distante,  para outros, oportunidade.

Quando relatamos nossa experiência no Caminho, as pessoas geralmente reagem de duas formas distintas: ou mostram interesse em fazê-lo um dia, ou repudiam a ideia,  por acreditar que é uma loucura.

Ambas as reações, mesmo que antagônicas, carregam uma coisa em comum: a curiosidade das pessoas sobre o tema, que quase sempre se transforma em uma pergunta só: Quais são os motivos que te leva a fazer o Caminho de Santiago?

Posso dizer a vocês que depois de percorrer os mais de 800 quilômetros da rota francesa do Caminho de Santiago em duas ocasiões, a resposta a essa pergunta é a seguinte: os motivos são vários.

Esses motivos agem com tanta intensidade, que não só te movem em direção à Espanha, mas também te fazem nunca esquecer da jornada, contribuindo para aumentar o desejo de, um dia, fazê-la novamente.

Todos que já fizeram o Caminho de Santiago dizem que o primeiro toque à porta é um “chamado”. Ele entra em sua vida e permanece lá, as vezes adormecido, às vezes inquieto, às vezes escondido. Mas sempre vivo, esperando que você, uma hora ou outra, assuma “o chamado” e parta em busca dessa experiência extraordinária.

Particularmente, não consigo me lembrar quando foi o meu “chamado”, só me recordo de estar em meio às pesquisas querendo descobri-lo, antes mesmo de partir.

Então, vamos aos motivos?

#08 – Encantamento

É uma jornada rumo ao surpreendente.  O Caminho é como uma mesa farta na casa da vovó, cheia de lugares, de história, de lendas e de experiências para serem vividas.

Quando partimos para algo novo, partimos com a expectativa de sermos tocados e encantados por aquilo que virá pela frente, e é exatamente assim que nos sentimos quando voltamos do Caminho de Santiago: tocados e encantados!

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

#07 – Desbravação

Acredito que o turismo é um dos motivos que mais leva pessoas ao Caminho de Santiago. O desejo de desbravar novos territórios ou lugares desconhecidos pode ser a porta de entrada para uma experiência que vai além de um simples passeio turístico.

Percorrer a Espanha de leste a oeste, ver as imponentes construções e conhecer um pouco da história da civilização europeia são atrativos perfeitos para os turistas e amantes de viagens que, por fim, se tornam peregrinos.

#06 – Simbiose entre você e a natureza

Ao caminhar pelas estradas espanholas, nos deparamos com uma natureza diversificada: Montanhas, planícies, bosques, mesetas com suas intermináveis plantações de trigo, canola, uva e girassóis.

O contato constante com a natureza nos inspira e nos conecta, seja com ela, seja com nosso interior.

Comer uma fruta sentado em piso de terra, sujar a calça, escutar o barulho dos ventos ou observar o movimentos sincronizado das plantações,  harmoniza tudo, e traz de volta muito do que esquecemos no nosso dia a dia.

#05 – Uma aventura

Aventureiros ou amantes de esportes fazem o Caminho de Santiago para viver uma grande experiência física e esportiva. Uma combinação perfeita, não é mesmo?

Afinal, seja caminhando, correndo ou pedalando você estará muitos quilômetros em movimento. O terreno, que varia desde planícies até locais de terrenos acidentados, é perfeito principalmente, para quem gosta de encarar desafios através do esporte.

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

#04 – Superação

O Caminho de Santiago não é um passeio de final de semana.

Exige tempo, planejamento, cuidados e uma execução bem feita para que o objetivo de chegar à Catedral de Santiago de Compostela seja conquistado.

Bolhas, dores, cansaço e situações indesejáveis como frio, sol quente e chuvas são inevitáveis nessa jornada e isso deixa o Caminho mais desafiador.

Ao final, ter superado todos os desafios nos torna mais forte para os desafios do dia a dia.

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

#03  – Descobrir o sentido da palavra Essencial

Um dos maiores aprendizados do Caminho é que ele nos ensina a viver uma vida com o que é essencial.

Durante a peregrinação, percebemos isso quando incluímos na mochila coisas desnecessárias ou esquecemos de outras que são importantes no nosso dia a dia.

Assim como no Caminho, nossas escolhas afetam diretamente o que colocamos pra dentro da nossa vida e isso faz a nossa caminhada ser mais desgastante, pesada e às vezes insuportável.

No caminho, assim como na vida, devemos levar o essencial, seja na mochila ou no coração.

Lembre-se que sorriso, carinho e leveza não pesam!

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

Motivos para fazer o Caminho de Santiago

#02 – Encontrar leveza nas pessoas

A sintonia entre as pessoas no Caminho de Santiago é incrível. A conexão entre os peregrinos é quase imediata e acontece  com um simples e sorridente pronunciamento de um “Buen Camino”.

É possível sentir a leveza de cada um que cumpre sua jornada, como se fossemos presenteados por um momento de vida perfeita.Sendo leve e aberto ao outro, o caminho se mostra democrático, eliminando todas as diferenças sociais, étnicas e culturais.

#01 – Espiritualização

O Caminho de Santiago nos oferece a oportunidade e as ferramentas necessárias para que cumprir um caminho ainda mais sagrado: o caminho para dentro de nós mesmos.

É uma jornada que nos ajuda a encontrar respostas para nossas dúvidas, entendimento na condução de nossa vida e controle de nossos sentimentos, obsessões e pensamentos.

Enfim, o Caminho te leva rumo ao seu propósito pleno,  que vai te  guiar para que seus sonhos se tornem realidade!

clients

Caminharam comigo!

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Comments (4)

  1. Fran

    Linda mensagem e verdadeira, fiz o caminho em 2013 e estou me preparando para fazer novamente este ano e acredito que será diferente, porque vou observar com mais atenção tudo que o caminho nos oferece.

    Grata

    • Antonio JR

      Ei Fran. Cada Caminho é um e você pode voltar dezenas de vezes e sempre será surpreendida com detalhes. Aproveite a jornada e que Santiago seja mais uma vez um desejo conquistado. Rumo ao Mágico!

  2. Alberto Sena Batisya

    Beleza as suas observações e recomendações. Fiz o Caminho duas vezes e acabo de lançar um livro contando como foi. No livro tem emoções, aventuras, espiritualidade, filosofia e outras coisas mais. “Nos Pirineus da Alma” é o nome. Se lhe interessar, mande-me uma mensagem e entraremos em contato com você por meio de mensagem privada. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *