8 Motivos para fazer o Caminho de Santiago
Para alguns, loucura e para outros, atitude. Pra alguns, um sonho distante, para outros, oportunidade.
Quando relatamos nossa experiência no Caminho, as pessoas geralmente reagem de duas formas distintas: ou mostram interesse em fazê-lo um dia, ou repudiam a ideia, por acreditar que é uma loucura.
Ambas as reações, mesmo que antagônicas, carregam uma coisa em comum: a curiosidade das pessoas sobre o tema, que quase sempre se transforma em uma pergunta só: Quais são os motivos que te leva a fazer o Caminho de Santiago?
Posso dizer a vocês que depois de percorrer os mais de 800 quilômetros da rota francesa do Caminho de Santiago em duas ocasiões, a resposta a essa pergunta é a seguinte: os motivos são vários.
Esses motivos agem com tanta intensidade, que não só te movem em direção à Espanha, mas também te fazem nunca esquecer da jornada, contribuindo para aumentar o desejo de, um dia, fazê-la novamente.
Todos que já fizeram o Caminho de Santiago dizem que o primeiro toque à porta é um “chamado”. Ele entra em sua vida e permanece lá, as vezes adormecido, às vezes inquieto, às vezes escondido. Mas sempre vivo, esperando que você, uma hora ou outra, assuma “o chamado” e parta em busca dessa experiência extraordinária.
Particularmente, não consigo me lembrar quando foi o meu “chamado”, só me recordo de estar em meio às pesquisas querendo descobri-lo, antes mesmo de partir.
Então, vamos aos motivos?
#08 – Encantamento
É uma jornada rumo ao surpreendente. O Caminho é como uma mesa farta na casa da vovó, cheia de lugares, de história, de lendas e de experiências para serem vividas.
Quando partimos para algo novo, partimos com a expectativa de sermos tocados e encantados por aquilo que virá pela frente, e é exatamente assim que nos sentimos quando voltamos do Caminho de Santiago: tocados e encantados!
#07 – Desbravação
Acredito que o turismo é um dos motivos que mais leva pessoas ao Caminho de Santiago. O desejo de desbravar novos territórios ou lugares desconhecidos pode ser a porta de entrada para uma experiência que vai além de um simples passeio turístico.
Percorrer a Espanha de leste a oeste, ver as imponentes construções e conhecer um pouco da história da civilização europeia são atrativos perfeitos para os turistas e amantes de viagens que, por fim, se tornam peregrinos.
#06 – Simbiose entre você e a natureza
Ao caminhar pelas estradas espanholas, nos deparamos com uma natureza diversificada: Montanhas, planícies, bosques, mesetas com suas intermináveis plantações de trigo, canola, uva e girassóis.
O contato constante com a natureza nos inspira e nos conecta, seja com ela, seja com nosso interior.
Comer uma fruta sentado em piso de terra, sujar a calça, escutar o barulho dos ventos ou observar o movimentos sincronizado das plantações, harmoniza tudo, e traz de volta muito do que esquecemos no nosso dia a dia.
Venha pra nossa Rede:
Veja todos nossos posts do Caminho de Santiago clicando aqui
Quer curtir livros do Caminho de Santiago? Se você já fez o Caminho ou sonha em fazer um dia, esses dois belíssimos livros irão encantar você !
Clique na imagem para conhecer mais:
#05 – Uma aventura
Aventureiros ou amantes de esportes fazem o Caminho de Santiago para viver uma grande experiência física e esportiva. Uma combinação perfeita, não é mesmo?
Afinal, seja caminhando, correndo ou pedalando você estará muitos quilômetros em movimento. O terreno, que varia desde planícies até locais de terrenos acidentados, é perfeito principalmente, para quem gosta de encarar desafios através do esporte.
#04 – Superação
O Caminho de Santiago não é um passeio de final de semana.
Exige tempo, planejamento, cuidados e uma execução bem feita para que o objetivo de chegar à Catedral de Santiago de Compostela seja conquistado.
Bolhas, dores, cansaço e situações indesejáveis como frio, sol quente e chuvas são inevitáveis nessa jornada e isso deixa o Caminho mais desafiador.
Ao final, ter superado todos os desafios nos torna mais forte para os desafios do dia a dia.
#03 – Descobrir o sentido da palavra Essencial
Um dos maiores aprendizados do Caminho é que ele nos ensina a viver uma vida com o que é essencial.
Durante a peregrinação, percebemos isso quando incluímos na mochila coisas desnecessárias ou esquecemos de outras que são importantes no nosso dia a dia.
Assim como no Caminho, nossas escolhas afetam diretamente o que colocamos pra dentro da nossa vida e isso faz a nossa caminhada ser mais desgastante, pesada e às vezes insuportável.
No caminho, assim como na vida, devemos levar o essencial, seja na mochila ou no coração.
Lembre-se que sorriso, carinho e leveza não pesam!
#02 – Encontrar leveza nas pessoas
A sintonia entre as pessoas no Caminho de Santiago é incrível. A conexão entre os peregrinos é quase imediata e acontece com um simples e sorridente pronunciamento de um “Buen Camino”.
É possível sentir a leveza de cada um que cumpre sua jornada, como se fossemos presenteados por um momento de vida perfeita.Sendo leve e aberto ao outro, o caminho se mostra democrático, eliminando todas as diferenças sociais, étnicas e culturais.
#01 – Espiritualização
O Caminho de Santiago nos oferece a oportunidade e as ferramentas necessárias para que cumprir um caminho ainda mais sagrado: o caminho para dentro de nós mesmos.
É uma jornada que nos ajuda a encontrar respostas para nossas dúvidas, entendimento na condução de nossa vida e controle de nossos sentimentos, obsessões e pensamentos.
Enfim, o Caminho te leva rumo ao seu propósito pleno, que vai te guiar para que seus sonhos se tornem realidade!
Venha pra nossa Rede:
Veja todos nossos posts do Caminho de Santiago clicando aqui
Quer curtir livros do Caminho de Santiago? Se você já fez o Caminho ou sonha em fazer um dia, esses dois belíssimos livros irão encantar você !
Clique na imagem para conhecer mais:
Caminharam comigo!
V
Fran
Linda mensagem e verdadeira, fiz o caminho em 2013 e estou me preparando para fazer novamente este ano e acredito que será diferente, porque vou observar com mais atenção tudo que o caminho nos oferece.
Grata
Antonio JR
Ei Fran. Cada Caminho é um e você pode voltar dezenas de vezes e sempre será surpreendida com detalhes. Aproveite a jornada e que Santiago seja mais uma vez um desejo conquistado. Rumo ao Mágico!
Rosana
Estou triste com tudo que está acontecendo no mundo, a pandemia, tinha planejado esse ano fazer a peregrinação, porém tive que adiá-la para 2021@
Antonio JR
ei Rosana! Eu também tinha uma peregrinação para o Japão que seria em abril. Situação totalmente inesperada né?
Alberto Sena Batisya
Beleza as suas observações e recomendações. Fiz o Caminho duas vezes e acabo de lançar um livro contando como foi. No livro tem emoções, aventuras, espiritualidade, filosofia e outras coisas mais. “Nos Pirineus da Alma” é o nome. Se lhe interessar, mande-me uma mensagem e entraremos em contato com você por meio de mensagem privada. Obrigado.
Alberto Sena Batisya
Corrigindo nome: Alberto Sena Batista.
José Carlos Rodrigues
Tenho 70 anos, ainda estou organizando a minha primeira caminhada este ano, em agosto-setembro, e já estou planejando a segunda no ano que vem. Acho que compartilho todos os 8 motivos. Agradeço de coração a tua iniciativa de fazer este blog, e acho que muita gente mais se sente agradecida. Vou começar a caminhada com o pé direito e o coração no alto.
Antonio JR
eu quem agradeço sua visita. A participação das pessoas é que dá vida ao site! Fiz meu primeiro Caminho de Santiago em Setembro e é uma época linda! Muito obrigado e tenha um excelente caminho!
Sarita
Obrigada Antônio!!
Também me identifico com os oito motivos. Quase fiz o caminho de Santiago em 2017, mas motivos de saúde na família me impediram. Depois desanimei . Agora certamente cumprirei esse meu desejo em maio de 2021, época que considero mais agradável para a caminhada. Busco a liberdade de resgatar a minha mais profunda essência, e assim, me sentir inteira, cheia de luz e em casa.
Antonio JR
Olá!!! Tenho certeza que com esse espírito você certamente irá se encontrar ou encontrar o que procura. Está na essência do caminho mostrar a essência das pessoas.
Desejo todo sucesso !! Buen Camino!!
Anilda
Tenho muita vontade fazer o caminho de Santiago. Vou me preparar para março de 22.
Antonio JR
Isso. Tudo começa com a decisão de fazê-lo. Depois, vem a possível data e quando você se der conta, já estará treinando para de fato colocar os pés na Espanha. Conte comigo! Buen Camino!
Luiz Eduardo G Albuquerque
Vou começar a preparação agora em abril . Algo me atrai para Santiago. Não sei dizer o que, mas sinto uma forte atração por fazer o caminho partindo de Fátima. Talvez seja algo ligado ao meu avô que era Espanhol. Não sei, mas em abril de 2022 eu estou partindo para lá. Já consegui convencer um grande amigo a ir junto. Agora é preparar e aprender sobre o caminho . Estarei com 67 anos e vai ser um grande desafio e um grande aprendizado
Antonio JR
Que feliz que estou com sua mensagem. Ela estava no spam não sei porque. Olha… que incrível essa sua busca , ligação com o avo e partindo de Fatima.. ontem foi o dia dela!!!! Tenho certeza que será um grande desafio e aprendizado
Ana Magna
Obgda! Sua experiencia foi muito importante para eu fortalecer minha filha que esta fazendo a peregrinação neste momento…! Achei lindas suas palavras e sua percepção! Agradeço sua generosidade em compartilhar sua busca…! Gde abraço!