Documentário - 70 minutos

Próximo Passo -

Caminho de Santiago

 

O FILME

MENSAGEM DO FILME

​Peregrinar não é só dar passos em um caminho, é também percorrer um caminho em busca de algo dentro de você. É uma maneira de se conectar ao mundo externo, à natureza, de aumentar a auto percepção, que muitas vezes é necessária para desenvolver nossas habilidades na construção de uma vida mais plena.

Caminhar centenas ou até milhares de quilômetros pode ser uma experiência única. É por isso que peregrinar é uma atividade que tem atraído cada vez mais adeptos mundo afora e transformado a vida de inúmeras pessoas.

Dentre muitas coisas, estão em jogo a superação individual, a satisfação de poder encarar a jornada, elevar os pensamentos e se abrir para novo.

O documentário tem classificação livre, para homens e mulheres de todas as idades que admiram histórias de vida, imagens de natureza e locais históricos. Destinado principalmente àqueles que pretendem percorrer o Caminho de Santiago um dia, ou que trazem dentro de si o desejo de peregrinar ou a curiosidade de saber mais . Voltado também para as pessoas que estão em busca de transformação, crescimento pessoal e evolução espiritual.

Cada jornada é única e durante ela, muitos temas são questionados, o que gera uma conexão maior entre o mundo interno e externo.

​O foco desse documentário é estimular as pessoas a se abrirem para o novo, deixando a própria zona de conforto de lado. Caminhar por dias e dias, com a vida numa mochila pode ser o primeiro passo de uma caminhada mais feliz.

SINOPSE

​O Caminho de Santiago é único apesar de suas variadas rotas. Inúmeros aprendizados são colhidos e incontáveis histórias são vividas em cada quilômetro percorrido numa jornada de vida, esperança e fé.

​Um cenário onde o movimento constante de peregrinos se mistura às belas e tranquilas paisagens de um local onde o contexto histórico tem muito a nos ensinar. O Caminho de Santiago e seus encantos, suas histórias e lendas é uma jornada de reflexão e uma experiencia que transforma vidas!

O Caminho é uma metáfora da vida. Ali aprendemos a escutar e entender o nosso corpo, vamos criando maturidade para assimilar aprendizados e controle dos pensamentos, além do amadurecimento que nos faz buscar uma melhor condição espiritual. Muitos peregrinos atravessam os agros espanhóis em busca de aventura, conhecimento, tranquilidade, contato com a natureza, aprendizado e exercício da fé.

O documentário "Caminho de Santiago - mais que passos e olhares", mostra os passos do peregrino Antonio Jr que retorna ao Caminho de Santiago depois de 2 anos, com um novo olhar, outra proposta e em outra etapa da vida. E essa resposta para o "segundo chamado" é muito mais do que apenas peregrinar.

A história volta a ser escrita e o aprendizado vai além. Ao longo dos mais de 800 quilômetros, percorridos em 28 dias, de mais de 200 cidades e pueblos visitados, de 16 quilos nas costas e de 7 bolhas nos pés, muitos sorrisos e novas amizades foram ingredientes que deixaram a experiência mais leve e completa. Tudo contado cuidadosamente pelo autor.

O CAMINHO DE SANTIAGO

O Camino fornece uma estrutura sem agenda onde se pode desenvolver-se de dentro para fora. Caminhando por milhas com apenas natureza e seus pensamentos para a empresa, os peregrinos são forçados a sair de suas zonas de conforto, olhar para dentro e examinar seus medos, inseguranças e preconceitos para com os outros.

Com tal consciência de si mesmo, inevitavelmente, surge a mente aberta e a generosidade, à medida que os peregrinos ajudam-se alcançar a linha de chegada. A generosidade surge em momentos emotivos: quando um peregrino sofre de uma carga pesada e não pode continuar, outro carrega sua mochila sem um segundo pensamento; Quando um fica sem dinheiro, outro emprestará até mesmo um completo estranho o que eles precisam. O Camino é um ótimo equalizador, onde nossas diferenças tornam-se irrelevantes e nossas semelhanças mais evidentes.

Nosso documentário, assim como o próprio Camino, criará esse senso de comunidade global e desencadeará um diálogo sobre as maiores questões da vida. Em meio a um período de mal-estar social considerável, andar no Caminho iluminará o que nos permite transcender os limites percebidos de raça, linguagem, status social, idade, fé e nacionalidade, e nos lembra o que é melhor ser humano.

Em toda a Espanha, este caminho sagrado se estende para o oeste até a cidade de Santiago de Compostela, onde se diz que os ossos do apóstolo São Tiago são enterrados. O Camino é mundialmente conhecido; A UNESCO o nomeou Patrimônio da Humanidade e o Conselho da Europa o declarou o primeiro Itinerário Cultural Europeu. Milhares de pessoas de todo o mundo viajaram por essa trilha por mais de 1.000 anos - apenas em 2010, mais de 270 mil pessoas tentaram a árdua caminhada - cada uma buscando uma coisa.

Na Idade Média, os peregrinos buscaram perdão de seus pecados e admissão no céu. O Camino permanece, para muitos, uma busca de fé. Outros começam com nenhum ímpeto espiritual em mente, mas, no entanto, são atraídos para examinar suas crenças pessoais e propósito de vida. E outros estão nele simplesmente pelo intenso desafio físico. Seja qual for a sua motivação, ninguém pode prever como seu caminho se desdobrará, quem eles vão encontrar, quais demônios pessoais ou anjos eles enfrentarão, ou quais transformações eles sofrerão ao final da trilha.

Andar no Caminho é um olhar íntimo sobre uma das tradições mais honradas da humanidade. Ao seguir os peregrinos de todos os setores da vida enquanto tentam atravessar um país inteiro a pé com apenas uma mochila, um par de botas e uma mente aberta, testemunhamos o poder magnético e milagroso do Caminho para mudar vidas. Impulsionados por um chamado inexplicável e um grande senso de aventura, cada peregrino se lança coração e alma em sua caminhada física para Santiago e, o mais importante, sua jornada pessoal para si.

This is a page section

Saiba mais sobre o Projeto