Como começar a praticar o autoconhecimento?

17 de fevereiro de 2021 Antonio JR

Como começar a praticar o autoconhecimento?

Muito se fala sobre autoconhecimento hoje, mas pouco é realmente ensinado quando o assunto é praticá-lo. Por onde começar? O que fazer? Ao longo desse post vou te orientar de acordo com as minhas vivências.

Reconheça o que você gosta e o que não gosta

Esse é um ótimo primeiro passo. Pergunte-se: quem sou eu? O que eu gosto de fazer? O que me irrita ou me deixa chateado? O que me faz feliz? Procure respostas que vão além da sua profissão, amplifique a sua visão em todas as áreas da vida.

Autoconhecimento é isso: conhecer-se de dentro pra fora, alimentar aquilo que te faz bem e eliminar as coisas que tiram sua energia e te deixam para baixo. É entender como você lida com as situações do cotidiano e como reage e se controla em cada uma delas.

Aprenda solitude

Se autoconhecimento é de você para você, saber aproveitar os momentos em que está só para se entender é primordial. E isso não é solidão, é solitude.

Na solitude você acolhe o seu eu, faz uma introspecção para entender aquilo que tem sido bom e ruim para você, para entender os seus sentimentos e compreender o porquê de você estourar e gritar diante de uma situação difícil.

Por isso, é preciso aprender a aproveitar os momentos em que está sozinho(a), não só para relaxar, mas para prestar atenção no seu interior, no que diz o seu corpo e, principalmente, a sua mente. 

Peregrinar é topar o desafio de se autoconhecer

Enfrentar nossos medos e assumir o que de fato nos limita e nos faz agir impulsivamente não é lá uma tarefa fácil. Durante a peregrinação pude ver isso claramente. 

A primeira peregrinação pelo Caminho de Santiago me ensinou muito sobre quem eu sou, onde eu estava e as rédeas da vida que precisava assumir, se de fato quisesse uma vida plena.

Foi ali, caminhando sozinho diariamente, que me conectei ao meu eu, deixei pra trás as pedras que estavam no meu sapato e voltei sabendo o que eu precisava fazer para ter uma vida melhor e oferecer o melhor para minha família e para aqueles que amo.

Não que você precise fazer uma peregrinação para começar a praticar o autoconhecimento, mas isso acontece instintivamente quando você dá o primeiro passo na jornada.

Enfim, encontrar-se é uma arte. Estar disposto a entender tudo o que se passa na sua mente é um ato de cuidado e amor próprio, fatores essenciais para os dias de hoje. O que você vai fazer hoje para começar a praticar o autoconhecimento?

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *