6 pontos emblemáticos do Caminho de Santiago

7 de abril de 2021 Antonio JR

6 pontos emblemáticos do Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago tem uma energia e uma magia únicas. É difícil caminhar por entre as montanhas dessa rota peregrina e não se encantar ou não se deixar levar pelas sensações e mudanças internas que ela faz. É como renovar-se de dentro pra fora.

E, é claro, assim como todos os lugares que visitamos, há pontos emblemáticos pelo caminho capazes de proporcionar ainda mais reflexão, nos conectando com o mais importante: nós mesmos.

#1 Puente La Reina

A Puente La Reina é uma das mais belas construções romanas de todo o percurso. Ela foi feita no século XII com o intuito de facilitar o caminho para quem ali passava.

Com mais de 100 metros de comprimento e sete arcos (atualmente, somente seis podem ser vistos), temos aqui um dos mais belos pontos do Caminho.

Além disso, Puente La Reina é uma cidadezinha aconchegante onde os peregrinos podem descansar e aproveitar para conhecer as famosas igrejas construídas no século XI.

Locais-emblemáticos-caminho-de-santiago

Locais emblemáticos Caminho de Santiago – Puente La Reina

#2 Alto do perdão

No Alto do Perdão há um monumento marcante. Ele foi criado pelo artista Vicente Galbete, uma obra de 14 silhuetas de chapa de ferro em tamanho natural que representa uma comitiva de peregrinos a pé, a cavalo e de burro.

É o lugar ideal para descansar, contemplar a paisagem deslumbrante e fotografar o monumento onde estão os famosos dizeres: “Onde se cruza o caminho do vento com o das estrelas”.

Locais-emblemáticos-caminho-de-santiago

Locais emblemáticos Caminho de Santiago – Alto do Perdão

#3 Cebreiro

O Cebreiro é um vilarejo situado a quase 1.300 metros de altitude e um dos mais importantes pontos do Caminho de Santiago. Ele possui uma mística diferenciada, principalmente porque sua história é rodeada de mistérios e muito conhecida pelo milagre do Santo Graal.

Locais-emblemáticos-caminho-de-santiago

Locais emblemáticos Caminho de Santiago – O Cebreiro

#4 Cruz de ferro

A Cruz de Ferro foi o ponto mais emblemático do Caminho nas minhas experiências, porque ali acontece um ritual poderoso, que consiste no seguinte: no início da jornada, o peregrino escolhe uma pedra, que deverá carregar, como sinal de sacrifício, durante sua peregrinação e que representa algum aspecto negativo de sua vida.

Na chegada à Cruz de Ferro, a pedra é depositada ao pé da Cruz, junto com a montanha de outras milhares de pedras que já estão lá.

Este ritual representa a libertação de algo negativo, o fechamento de um ciclo, que termina abrindo espaço para um outro, cheio de virtudes, boas energias e fé!

Locais-emblemáticos-caminho-de-santiago

Locais emblemáticos Caminho de Santiago – Cruz de Ferro

#5 Casa do Silêncio

Outro ponto importantíssimo no meu ponto de vista. Assim como a Cruz de Ferro, a Casa do Silêncio me levou ao meu mais profundo interior e pude ali viver uma experiência única, meditar e me conectar ao meu eu.

Locais-emblemáticos-caminho-de-santiago

Locais emblemáticos Caminho de Santiago – Casa do Silêncio

#6 Monte Gozo

Aqui as emoções estão à flor da pele. Esse último ponto está bem próximo à Catedral de Santiago de Compostela e lá estão estátuas dos peregrinos apontando para as torres da Catedral.

Por ser a última etapa do Caminho, no Monte Gozo euforia e nostalgia se misturam e, ao mesmo tempo em que você se emociona por ter chegado a tão sonhada Catedral, você tem um desejo de voltar e reviver todo o caminho. 

Enfim, a peregrinação, o caminho em si já é capaz de proporcionar inúmeras emoções e despertar sentimentos. Cada um desses pontos tem uma representação única para um peregrino, pois cada experiência é uma descoberta, principalmente interior.

Livros do Autor - Antonio Jr.

Livro O Segundo Chamado Livro Fotográfico Caminho Santiago
clients

Caminharam comigo!

 

 

,

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *