A lenda do Cebreiro – Caminho de Santiago

28 de janeiro de 2021 Antonio JR

A lenda do Cebreiro – Caminho de Santiago

O Cebreiro é um vilarejo situado a quase 1.300 m de altitude e um ponto emblemático do Caminho de Santiago. Ele possui uma mística diferenciada, principalmente porque sua história é rodeada de mistérios e muito conhecida pelo milagre do Santo Graal.

Segundo a lenda, em um dia de muita neve, um sacerdote se preparava para a missa. Devido ao péssimo tempo e à localização da igreja, ele acreditou que ninguém faria o sacrifício de chegar até o templo para a celebração.

Porém, um camponês de Barxamayor chegou à igreja mesmo com dificuldade. O sacerdote, que não acreditava na presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento, desprezou o feito do eremita, de nome Juan Santín, e conduziu a missa de maneira despropositada e sem muita fé.

Porém, no instante do pronunciamento da Consagração, algo aconteceu: “!A qué vendrá éste, con semejante tempestad, si sólo se trata de ver un pedazo de pan y un poco de vino!”

Nesse instante, a hóstia e o vinho se converteram em Carne e Sangue, impressionando os dois personagens dessa história de milagre.

Durante muito tempo, a hóstia e o vinho transformados, em carne e sangue, ficaram expostos sobre o altar da igreja até que um relicário foi construído especialmente para guardar os objetos.

Esse milagre se espalhou por toda a Europa e, logo, todos queriam estar onde o milagre aconteceu. O cálice é chamado de Santo Graal Galego. E os dois protagonistas do milagre estão enterrados no mausoléu da igreja próximo à Capela dos Milagres.

O Cebreiro, um dos locais mais antigos a prestar assistência ao peregrino, é muito aguardado também por outros motivos. As construções típicas dessa aldeia, as pallozas de pedrafita, conferem um ar pitoresco e a diferenciam das demais cidades do Caminho. As pallozas são casebres semienterrados, geralmente redondos ou ovais, de paredes de pedra e telhado de palha.

Na região do Cebreiro, o inverno é muito rigoroso e a neve abundante se mistura à paisagem, formando uma grande área branca impossível de atravessar.

Essa lenda, assim como várias outras do Caminho de Santiago nos instigam a querer saber mais sobre o caminho e toda mágica nele escondida.

Para ler mais lendas e histórias sobre o Caminho de Santiago, veja meu livro “O Segundo Chamado”, onde eu detalho toda a experiência que é viver essa peregrinação transformadora.

clients

Caminharam comigo!

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *