Desapega! Como a peregrinação te ensinar a viver com o essencial

10 de fevereiro de 2021 Antonio JR

Desapega! Como a peregrinação te ensinar a viver com o essencial

Cada novo passo é um aprendizado na peregrinação. Aprender a viver com o essencial foi uma das principais lições que o caminho me trouxe, afinal o nosso foco deve estar totalmente na caminhada e em como manter corpo e mente saudáveis para concluir a jornada.

Por semanas e mais semanas, dependendo da peregrinação que você escolhe fazer, é necessário aprender a lidar com várias coisas. O fuso horário é diferente, a rotina é diferente, as pessoas, os lugares e, ao mesmo tempo que isso é empolgante, se o peso da sua mochila não estiver adequado para o seu peso, você não desfrutará da peregrinação.

Portanto, saiba que no Caminho você vai aprender a desapegar daquilo que não é essencial no seu dia a dia. Você passará a dar valor para coisas simples da vida, como uma boa conversa, o apreciar de uma paisagem, ouvir o barulho da água correndo pelo rio.

Já tive a oportunidade de fazer várias peregrinações dentro e fora do Brasil. No meu segundo chamado para o Caminho de Santiago, minha mochila estava acima dos nove quilos, um peso maior que o recomendado para o meu corpo na época e, por isso, nas primeiras etapas do Caminho esse peso me assustou e causou um incômodo por um certo período de tempo.

Além de tudo o que era essencial, eu carregava os equipamentos para fazer os registros dessa peregrinação transformadora e, por isso, o peso da minha mochila se excedeu.

Algumas peças de roupas escolhidas a dedo e estrategicamente atenderão a todas as suas necessidades. Você aprenderá a compartilhar o seu espaço com peregrinos de vários lugares e culturas diferentes que estarão na mesma jornada. E, acredita em mim, compartilhando esse espaço você acaba aprendendo ainda mais com os outros peregrinos.

No dia a dia não reparamos como temos um tanto exacerbado de coisas que mal usamos e que não são de fato essenciais para nós. Não que você tenha que se desfazer de tudo, mas a partir do momento que começa a valorizar aquilo que é realmente importante na sua vida, passa a vê-la com outros olhos, se importando mais com as coisas simples.

Afinal, desapegar é isso: saber que você tem o essencial e que só aquilo já te basta para ter uma vida cheia de realizações.

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *