Minimalismo e a Peregrinação

8 de julho de 2020 Antonio JR

Em síntese, minimalismo é sobre dar significado ao que possuímos, eliminar aquilo que não soma. Ao longo dos anos vamos acumulando coisas, objetos, roupas, livros, instrumentos…

E então eu te pergunto: pra quê? Assim como o essencialismo, o minimalismo só tem a acrescentar na nossa vida. Afinal, com menos coisas ao nosso redor e menos tarefas, temos menos preocupações, menos gastos e mais foco. Acredite em mim: você já tem tudo o que precisa.

Essa foi uma lição que a peregrinação me ensinou, pois caminhar 2000km por 63 dias nas duas etapas me permitia carregar somente o essencial. Enquanto caminhava, podia refletir sobre o que realmente era essencial na minha vida e isso é que fez o minimalismo ter todo sentido.

Afinal, por que conviver com coisas que não fazem falta? Pra quê acumular tanta coisa se, na falta de tempo, nem podemos usá-las?

Durante a peregrinação eu só tinha uma tarefa, que era caminhar, e um objetivo, que era chegar ao meu destino. O único acúmulo permitido era o de memórias, para poder relembrar os momentos que vivi, as histórias que ouvi, as belas paisagens que pude ver e as pessoas que conheci, com destaque para esse último, pois as pessoas são o “bem” que temos de mais importante.

É aí que entra o minimalismo. Ele pede que eliminemos o que não é essencial, para termos mais do que realmente importa: tempo, espaço e até mesmo dinheiro. Então, o meu conselho é esse. Adote o minimalismo no seu dia a dia.

Poupe a sua mente e o seu espaço e tenha, assim, mais tempo e mais foco, os bens mais escassos nos dias atuais.

Afinal, minimalismo é isso: reduzir para ter mais. O apego é o principal culpado por tanta acumulação. Portanto, sempre que possível faça uma limpeza na sua vida. Seja de livros, de enfeites, de objetos ou de atividades. Livre-se de tudo o que não for essencial e que não ajude a alcançar o seu destino e conquistar os seus sonhos.

Venha pra nossa Rede:

Facebook   Instagram   Twitter

Veja todos nossos posts do Caminho de Santiago clicando aqui

Quer curtir livros do Caminho de Santiago? Se você já fez o Caminho ou sonha em fazer um dia, esses dois belíssimos livros irão encantar você !

Clique na imagem para conhecer mais:

Livro O Segundo Chamado
Livro Fotográfico Caminho Santiago
clients

Caminharam comigo!

,

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *