O Caminho para sua essência

17 de março de 2021 Antonio JR

O Caminho para sua essência

“Só consigo pensar quando caminho. Minha mente só funciona com minhas pernas” e essa frase dita por Jean-Jacques Rousseau também poderia ter sido dita por qualquer amante da caminhada. Eu por exemplo! 

Um dos maiores desafios nós seres humanos, é a busca pelo entendimento de si mesmo. Em muitos casos, um olhar para si e muito autoconhecimento e em outros, um processo com possibilidades até de se tratar traumas. 

Pra levar essa prosa um pouco mais pro lado da ciência, veja o que cita o filósofo Soren Kierkegaard – ‘todos os dias, caminho para perto de um estado de bem estar e para longe de todas as doenças. Eu mesmo caminhei para meus melhores pensamentos, e não conheço nenhum pensamento tão pesado que não possa ser afastado, caminhando. Assim, se continuarmos caminhando, tudo ficará bem.”. E quase um século depois vemos cientistas trabalhando numa técnica de tratar traumas através do movimento da retina de um lado para o outro, muito semelhando ao que desempenhamos em uma caminhada, principalmente de longa duração.

Caminhar pra frente nos faz estar ligados de tal forma que existe uma interferência na amigdala, e nos faz ter uma relação mais natural com o sentimento de medo. 

Procuro seguir os passos dos nossos ancestrais onde caminhar sozinho era uma fonte de conexão com a nossa essência. E por isso, peregrinar foi para mim uma fonte de silêncio inesgotável e alívio das emoções.

Condicionava minha mente para se aquietar e acertava o ritmo dos meus passos para caminhar! Combinação perfeita de bem estar. 

Minha única companhia: meus pensamentos!

Peregrinando, consegui me concentrar naquilo que sou pelo espírito, e não pelo ego. E essa clareza de pensamento permitiu que eu tomasse decisões de modo mais sensato e assertivo, o que aumentou minha capacidade de realizar os meus sonhos. 

A liberdade dos pensamentos também reflete no modo criativo de viver a vida.

E você? O que faz para se encontrar e se conectar consigo mesmo?

#autoconhecimento #mentesã #mentepositiva #sejavoce #fé #caminhosperegrinos

, , , , ,

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *