Os rituais do Caminho de Santiago

22 de janeiro de 2018 Antonio JR

Os rituais do Caminho de Santiago

Quando buscamos pelo significado da palavra ritual, chegamos à simples e fácil conclusão que, tanto em seu sentido literal ou  figurado, trata-se de uma melhor organização de ritos ou ações.Existem rituais que são criados devido às tradições ou costumes e podem ter conotação religiosa ou não.No Caminho de Santiago também existem rituais, que foram consagrados durante séculos e séculos, que fazem parte de uma tradição e cultura religiosa e que até os dias atuais são praticados por muitos peregrinos que ali  estão. Outros, são criados por nós mesmos pelo simples fato de que uma determinada prática pode trazer resultados ou efeitos benéficos e esperados.Para mim, percorrer o Caminho de Santiago é desafiador e me faz querer estar perto da sua história e tudo que envolve a experiência.Por se tratar de um desafio, me apego a alguns hábitos ou crenças que fortalecem minha mente e me fazem querer tirar desse desafio, o maior número de experiências. Viver os rituais é uma delas.Além dos tradicionais rituais eu criei alguns que me trouxeram força e bem estar.Vou a partir de agora elencar os rituais que são conhecidos por todos que buscam informações sobre o Caminho ou que pisam de fato para viver a experiência. Esses rituais, não necessariamente precisam ser cumpridos e o simples fato também não serem impostos, fazem com que você mesmo determine o que você quer agarrar como prática.

Vamos a eles:

  • Pedir por uma benção na Igrjea de Notre Dame em Saint Jean Pied de Port, beber água na fonte ao lado da igreja atravessar o Portal dando o primeiro passo com o pé direito – uma adaptação entre o ritual consagrado  ao meu ritual.
  • Assistir à missa na Igreja de Roncesvalles para receber a bênção aos peregrinos;
  • Caminhar dando três voltas no sentido anti-horário no caminho gramada do lado externo da Igreja de Santa Maria de Eunate. Depois, caminhar por mais três voltas na parte de piso de pedras. E então, seguir para o interior da igreja e fazer um agradecimento pelas coisas boas da vida e pela oportunidade de estar ali presente.
Rituais do Caminho de Santiago

Rituais do Caminho de Santiago – Igreja de Santa Maria de Eunate

  • Gritar da ponde em Puente La Reina e ter a esperança de escutar o seu grito quando chegar em Finisterra;
  • Empilhar pedras durante o percurso. Sobre os totens, sobre os muros de pedras ou pelo caminho, formando pilhas de pedras ou ainda amontoados de pedras que possuem o formato de setas;
Rituais do Caminho de Santiago

Rituais do Caminho de Santiago – Pedras empilhadas formando setas

  • Deixar uma cruz feita de galho nas cercas de arame, ou nas telas que estão em algumas partes do caminho;
Rituais do Caminho de Santiago

Rituais do Caminho de Santiago – Cruz de madeira nas cercas

  • Participar da queimada em Villafranca del Bierzo, um ritual celta que é mantido há muitos anos pelo hospitaleiro do albergue Ave Fenix, Jesus Jato.
  • Carregar uma pedra desde sua casa e deixá-la nos pés da Cruz de Ferro. Um forte ritual que significa deixar ali, na cruz, o que há de negativo da sua vida. Seja um problema, um vício ou até mesmo uma doença. Você quem define o que ali você quer descarregar.
Rituais do Caminho de Santiago

Rituais do Caminho de Santiago – Cruz de Ferro e as milhares de pedras

  • Ir até as estátuas dos peregrinos em Monte del Gozo para contemplar as torres da igreja de Santiago. Mesmo de longe, é um ritual que se mantém desde os peregrinos da idade média.
Rituais do Caminho de Santiago

Rituais do Caminho de Santiago – Estátuas dos peregrinos em Monte del Gozo

  • Caminhar sozinho entre Monte del Gozo e Santiago de Compostela e cantar em voz baixa alguma canção importante pra você;
  • Deitar na praça do Obradoiro e observar a Catedral de Santiago de Compostela agradecendo pelo caminho.
  • Colocar a mão direita na coluna do Pórtico da Glória. Esse local retrata a árvore genealógica de Jesus e atualmente tem as marcas das mãos dos peregrinos que durante anos colocaram as mãos nesse local;
  • Abraçar a estátua do apóstolo Tiago que está no altar principal da Catedral de Santiago de Compostela e dizer a ele: “recomende-me à Deus, meu Amigo”;
  • Bater a sua cabeça por três vezes na cabeça da estátua do mestre Mateo, no Pórtico da Glória, para receber mais sabedoria.
  • Em anos santos, a porta que está atrás do altar da Catedral é aberta. Peça perdão ao lado dela;
  • Queimar as roupas da peregrinação em Muxia ou Finisterra. (update – atualmente é proibido)
Rituais do Caminho de Santiago

Rituais do Caminho de Santiago – Cabo de Finisterra

Muitos desses rituais podem ser vistos com frequência durante a sua jornada, outros, você terá uma única oportunidade de realizá-lo. Portanto, é importante que você os conheça. O mais importante é você se entregar ao Caminho e fazer os rituais que fazem sentido para você.Buen Camino – Rumo ao Mágico!Venha pra nossa Rede:Facebook   Instagram   TwitterVeja todos nossos posts do Caminho de Santiago clicando aquiQuer curtir livros do Caminho de Santiago? Se você já fez o Caminho ou sonha em fazer um dia, esses dois belíssimos livros irão encantar você !Clique na imagem para conhecer mais:
clients

Caminharam comigo!

,

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Comments (10)

    • Antonio JR

      Ei Ana. Fiz a grande maioria e a sensação é realmente indescritível. Eu também adoro um ritual! obrigado pela visita e venha sempre! 🙂

  1. Laudelino

    Queimar peças de roupas em Fisterra está proibido e se for pego fazendo isso pode levar uma multa bem alta, embora em 2013 fiz a queima mas ainda não era proibido. Somente informando!!!!

    • Antonio JR

      Bem lembrado. Quando fui em 2014 acredito que não era pois vi uma pessoa fazendo. Já tinha ouvido falar disso mas não informei no texto pois não me lembrei. vou informar. Obrigado!

  2. Rubia

    Fiz alguns dos rituais….
    Viagem realmente transformadora…
    Jamais esquecerei tudo que vi e vivi…
    Pretendo voltar…pelo caminho português..
    Adorei os posts.
    Abraços.

    • Antonio JR

      Olá Rubia, tudo bem? Que bom que passou aqui pelo site… Sim, transformadora! O Caminho Português será uma outra experiência, única! Buen Camino sempre!

  3. Maria

    Adorei os rituais. Começando agora a me programar e já encantada com esse mundo do Caminho. Obrigada por compartilhar!

    • Antonio JR

      Que bom que você curtiu Maria!!! E tenho certeza que irá se encantar cada vez mais.! 🙂

  4. Rosângela Maria Vieira

    O Olá Antônio…

    Como você mesmo disse…os rituais existem;mas cabe a cada um fazê-los ou não…o único que fiz e foi realmente marcante pra mim; foi a Cruz de Ferro…foi uma história muito doida e emblemática para mim… obrigada pelo post e sempre Buen Camino…

  5. Wagner

    Olá para todos! Vou fazer o Caminho de Santiago agora em agosto de 2019.
    Ótimas dicas dos rituais que com certeza quero fazê-la.
    Gratidão meu amigo e Buen Camino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *