Reclamar não te leva a lugar algum

21 de janeiro de 2021 Antonio JR

Reclamar não te leva a lugar algum

Nós, enquanto seres humanos, temos o péssimo hábito de reclamar. Nem sempre de forma consciente, afinal quando menos esperamos já estamos a reclamar de algo.

Quando nos damos conta que reclamar não é um ato saudável para a nossa vida, passamos a ver a reclamação com outros olhos e começamos a mudar a nossa postura, a agir de forma diferente.

Inúmeras vezes contei sobre o meu problema com as bolhas durante o Caminho de Santiago. Quando elas realmente começaram a me afetar de forma a quase colocar tudo a perder, eu tive que repensar a caminhada, seguir num ritmo mais lento e me cuidar, mas antes disso eu tive que assumir a autorresponsabilidade dos meus atos quando não notei os sinais que meu corpo enviava.

Imagina se, ao invés de me cuidar, eu tivesse ficado a reclamar? Não teria concluído o Caminho de Santiago e, de quebra, ainda carregaria comigo uma frustração.

Reclamar é um vício, eu sei. Uma mania ridícula que desenvolvemos ao longo da vida. Mas, independente da situação, focar na solução é melhor do que reclamar. A reclamação não te tira do lugar, não te transforma.

Portanto, quando se deparar com uma situação ruim ou que não lhe agrada, tente procurar por uma solução sem reclamar, afinal tudo pode ser modificado, desde a relação com um colega no trabalho até uma bolha no seu pé.

Nas relações pessoais, quando algo lhe causar incômodo, procure gentilmente se abrir, conversar, ver o que pode ser modificado. Agora, quando o problema é com você ou está em você, procure uma saída, uma solução e se responsabilize pelos seus atos.

Todo problema pode ser solucionado de alguma forma. Lembre-se disso. Não coloque a perder as coisas que valem a pena na sua vida. Procure sempre o lado positivo da situação antes de reclamar, tudo tem algo a te ensinar. E reclamar, meu amigo, só te deixa estagnado, parado exatamente onde está.

#reclamar #atitude #agir #mudanca #transformar #vida #mude

clients

Caminharam comigo!

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *