Via Francigena

23 de julho de 2019 Antonio JR

 Via Francigena

A Via Francigena passa e atravessa quatro países os quais possuem características distintas e algumas particularidades. É um itinerário cristão, assim como o Caminho de Santiago de Compostela, e tem o Vaticano como destino final. Ele possui mais de dois mil quilômetros de percurso e tem início na cidade inglesa de Cantebury, atravessa França e Suíça antes de adentrar em território italiano, objeto da minha peregrinação.

Desde a virada do primeiro milênio, os peregrinos seguem a pé para rezar no túmulo de São Pedro, um dos locais mais sagrados do cristianismo. A Via Francigena foi o caminho que ligava as cidades do norte da Europa à cidade eterna (Roma), mais precisamente ao Vaticano. Essa jornada, feita por peregrinos de várias nacionalidades e com características peculiares de culturas heterogenias, foi determinante para que houvesse uma unidade cultural da Europa na idade média.

Via-Francigena-Dia01-Vale-d´Aosta-Saint-Rhemy
Via Francigena Dia 01 – Vale d´Aosta – Saint-Rhemy
Primeiros passos em Saint Rhemy

Em alguns casos, peregrinos seguem dali para a Terra Santa continuando a jornada pela Via Francigena do Sul.

Na parte italiana, do norte, são mais de 1.000 km cortando seis regiões: Valle D’Aosta, Piemonte, Lombardia, Emilia Romagna, Toscana e por fim, Lazio.

Via-Francigena-Dia03-Vale-d´Aosta
Via Francigena – Dia 03 – Vale d´Aosta
Via Francigena – Dia 03 – Vale d´Aosta – Arnad

Um importante itinerário cultural e um percurso que cruza as raízes da Itália, onde se veem moradores com comportamentos de épocas passadas e a cultura regional que ainda predomina fortemente. É o caminho das montanhas alpinas, dos pequenos cultivos de uva do Valle D’Aosta , das planícies intermináveis e das plantação de arroz do Piemonte, da travessia do Rio Pó, dos cartões postais toscanos e dos lagos do Lazio.

Via Francigena - Dia 05 - Piemont Ivrea
Via Francigena – Dia 05 – Piemont Ivrea

A jornada é lenta, o mood slow travel de uma peregrinação permite que nós adentremos no passado. Passamos a sentir esse passado de perto em vários detalhes pela rota e temos que lidar com a rotina de um caminhante: passos, fome, sono, cansaço, calor e frio.

Via Francigena - Dia 03 - Vale d´Aosta - Arnad
Via Francigena – Dia 03 – Vale d´Aosta – Arnad

Em 990 d.C., houve a primeira documentação desta peregrinação feita pelo Arcebispo Sigerico de Cantebury, que registrou todo o percurso, numa espécie de diário, quando foi fazer uma visita ao Papa João XV. Este caminho foi muito utilizado pelos francos, por isso o nome Francigena (terra dos francos), para atravessarem os Alpes e seguirem até Roma, a fim de fazerem suas orações.

Via Francigena - Dia 13 - Emilia Romagna
Via Francigena – Dia 13 – Emilia Romagna

Ele listou, em seus rabiscos, uma rota com 79 pontos. Quase todos ainda fazem parte ou com o próprio nome, ou com nomes identificados por historiadores. Poucos desses pontos sumiram ou não possuem rastro histórico.

Via Francigena - Dia 13 - Emilia Romagna - Fidenza
Via Francigena – Dia 13 – Emilia Romagna – Fidenza

Esta rota também serviu de palco para comerciantes. Nela, costumes, lendas, mercadorias, como especiarias e seda, artes e idioma circulavam entre os povoados, o que criou uma característica própria de identidade europeia. Muitos desses produtos vinham do Oriente, sentido norte da Europa, e o caminho na Itália foi o ponto de ligação.

Via Francigena - Dia 15 - Emilia Romagna - Terenzo
Via Francigena – Dia 15 – Emilia Romagna – Terenzo
Via Francigena - Dia14 - Emilia Romagna - Castelazzo
Via Francigena – Dia14 – Emilia Romagna – Castelazzo

A Via Francigena não é a única, mas é a principal rota dos considerados caminhos da fé. Foi declarada, em 1994, Itinerário Cultural do Conselho da Europa devido à busca das pessoas por itinerários de inspiração espiritual, como também à valorização e divulgação feita pelas instituições.

A Via Francigena faz parte da história e ainda continua construindo a história dos dias atuais, onde as pessoas que se aventuram por essa rota, percebe tamanha importância desse itinerário que contribuiu no desenvolvimento cultural, artístico e religioso de toda Europa.

Via Francigena - Dia 15 - Emilia Romagna - Sivizzano
Via Francigena – Dia 15 – Emilia Romagna – Sivizzano

A Via Francigena merece ser vista, vivida e principalmente, sentida!

Via Francigena - Dia 31 - Lazio - Bolsena
Via Francigena – Dia 31 – Lazio – Bolsena
Via Francigena - Dia 35 - Lazio - Roma
Via Francigena – Dia 35 – Lazio – Roma
clients

Caminharam comigo!

, , ,

Antonio JR

Sou um amante da natureza e de esportes outdoor. Corredor de montanha, sou um aficionado por trilhas e terrenos acidentados. Tenho um carinho por tudo que envolve arte e a música é outra atividade que me libera endorfina. Um apaixonado pelo mundo, acredito no poder transformador de cada viagem e com elas adquiro vivência e experiência para minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *